Imagens que são atos

Arte Contemporânea 2023

A open call  Imagens que são atos é uma iniciativa da Opala – Academia de Dança e Belas Artes, local de ensino e espaço para disseminação de trabalhos artísticos que reflexionem e ideiem a sociedade de forma crítica e inclusiva.

Partindo do entendimento de Sarte, “A imagem não é uma coisa é um ato de consciência”, esta open call pretende a dinamização de uma exposição coletiva a partir da observação da arte não apenas como objeto mas como síntese dos contextos, do real e do irreal, do visível e do oculto, revelando-os na e através da imagem/obra apresentada.

Através do tema proposto, Imagens que são atos, a open call propõe uma desconstrução imagética de algum dos atos que marcaram o ano de 2023 nas seguintes categorias, ou outras que sejam autopropostas e o júri reconheça como relevantes para o tema:

  • sociedade e política contemporânea
  • direitos humanos
  • direitos indisponíveis
  • planeta e ambiente
  • vidas que merecem a nossa memória
  • movimento

Espera-se que as imagens-atos encenadas se provem entidades vivas, sínteses imagéticas de contextos capazes de invadir e emocionar o corpo do observador provocando-lhe interrogação, senão aprovação ou recuso.

Os atos e acontecimentos evocados devem ser explicitados na sinopse da obra.

 A exposição decorre entre

27 Jan 2024 – 24 Fev 2024

 

Our juri

Júri

Benedita Santos

Benedita Santos

Pintora e Artista Contemporânea

É pintora e artista plástica, natural do Porto. Formada em Licenciatura em Artes Plásticas na FBAUP (2015), especializou-se no Mestrado em Pintura na FBAUP (2018), tendo realizado a sua tese – Uma estética do Nu Feminino. Pintura como prática de investigação feminista – parcialmente em Londres, na Midllesex University. Actualmente produz trabalhos que abordam os temas de identidade feminina, o corpo humano e a experiência do corpo habitado. Com ênfase na pintura e anatomia, também explora outros meios como o desenho, gravura e fotografia. Apresenta o seu trabalho artístico, tanto coletivamente como individualmente, desde 2013. Das quais se destacam as seguintes exposições: Ninfa Moderna (2020) Espaço Birra, Porto; “All Bodies Are Good Bodies” (Fev. 2020) BlueVelvet Tattoo, Porto; “Um corpo entre Outros” (2019), Área 55, Guimarães; Public Assembly: Where do We Belong? (2018) Ply Gallery, Londres.

Marta Vasconcelos Oliveira

Marta Vasconcelos Oliveira

Diretora da OPALA - Academia de Dança e Belas Artes

Bailarina, Professora e Coreógrafa. Iniciou os seus estudos em dança com cerca de 3 anos praticando desde então Dança Contemporânea, Dança Jazz, Pas de Deux, Ballet clássico Técnica RAD, Técnica Vaganova e Técnica de Pontas. Participou no 18º Curso Internacional de Dança onde, para além das técnicas referidas, aprofundou os seus conhecimentos em Dance Conditioning e Pointe work.  Possui o Certificate in Ballet Teaching Studies da Royal Academy of Dance, sendo professora de Ballet Clássico e Contemporâneo desde os seus 18 anos, preparando alunos para exames, audições internacionais, espetáculos e projetos de video-dança.

Previamente formada na área da Ciência, frequentou 4 anos o Mestrado Integrado em Medicina e concretizou o Mestrado em Neurobiologia, onde seguiu investigação em epilepsia. Participou em diversos cursos como em Biologia Molecular no IPATIMUP, Medicina Legal, Formação para Rastreios, Suporte Básico de Vida e outros congressos nacionais de Medicina. Por último, obteve o Professional Diploma in Nutrition com a Shaw Academy em 2020.

Vier Nev

Vier Nev

Realizador e Animador

Licenciado em Multimédia na Escola Superior de Media Artes e Design (2018), e com mestrado em Realidade Virtual na London College of Communication, University of the Arts London (2021). Realizador e animador da curta-metragem premiada “A Mãe de Sangue/ A Mind Sang” (2019).

Vier Nev brinca com luz, sombra e espaço negativo para encontrar imagens que congelam em si várias perceções simultâneas. Aliando o potencial narrativo destas imagens às tecnologias de Realidade Aumentada e Virtual emergentes, Vier formula mundos interativos onde se descobrem contos sobre perceção, linguagem, dinâmicas familiares, representação digital e história queer portuguesa.

Calendar

Calendário

14 Nov – 31 Dez: Submissão da obras

1 Jan – 3 Jan: Seleção das obras

4 Jan: Comunicaçao da seleção

5 Jan – 13 Jan: Inscrição na prova

15 Jan – 20 Jan: Receção das obras

22 Jan – 26 Jan: Montagem da exposição

27 Jan: Inauguração da exposição e divulgação da obra vencedora

24 Fev: Atribuição do prémio de mérito e encerramento da exposição

24 Fev – 29 Fev: Recolha das obras

 

Rua Gonçalo Cristóvão 346,

Porto 4000-266

 

Segunda a Sexta: 15h – 21h30

Sábados: 9h – 19h

 

contacto@opalacademia.com

Instagram: @opalacademia

Facebook: OPALA – Academia de Dança e Belas Artes